25/03/2024 - ESPAÇO CULTURAL

O título acima, traduzido do bordado em alemão sobre um pano de parede, adorno muito usado na decoração de casas a partir de 1870 em países como Alemanha, Áustria, Suíça, dentre outros, encontra na sua poesia singela, lugar na afirmação acadêmica de que “são os sistemas de representação social que constroem os “lugares” nos quais indivíduos e/ou grupos se posicionam ou são posicionados” (D.E.E. Meyer, fonte: Anped). Em outras palavras, quem faz a nossa casa é a gente mesmo, nossas origens e nosso entorno.

Partindo disso, e das simbologias que permeiam a cultura imigratória alemã no Sul do Brasil, trazemos nesta exposição reproduções e obras originais que traçam uma narrativa, desde as origens históricas, até olhares mais contemporâneos.

Abrimos nossa primeira exposição do ano em comemoração ao bicentenário da imigração alemã no RS em parceria com o Museu Histórico Visconde do Rio Branco, que completa 65 anos. Àqueles que aqui se estabeleceram, que neste solo firmaram sua casa, ontem ou hoje, oferecemos um momento agradável para capturar um pouco mais de si e celebrar São Leopoldo, a cidade que leva o título de Berço da Colonização Alemã no Brasil  - Lei 12.394/2011. (Viviane Possa, curadora)

 

 

 

 

 

Fonte: CARTÓRIO CASTELLAN