01/10/2012 - NOTARIAIS

Um serviço de grande importância que o Colégio Notarial do Brasil – Seção do Rio Grande do Sul oferece é o Arquivo Central de Testamentos. O sistema é alimentado pelos tabelionatos de todo o Estado, que sempre o nome do autor de cada novo testamento lavrado em seu serviço. No Arquivo Central fica a informação com o nome do testador, e o tabelionato onde está o seu testamento.

Esta informação é importante para a partilha de bens e levantamento de informações para a formalização de inventários, no caso de óbito. O serviço atende tanto as famílias particularmente quanto os advogados que trabalham na área do direito de família. No Colégio Notarial a pessoa obtém a informação sobre a existência ou não do testamento, e o local onde ele foi feito. De posse desta informação, pode ser feito o acesso ao conteúdo do testamento, diretamente no tabelionato onde ele foi feito.

O Arquivo Central de Testamentos do Rio Grande do Sul tem hoje em torno de 95.000 registros, feitos desde a criação do sistema, na década de 1970.

Fonte: COLÉGIO NOTARIAL DO BRASIL - SEÇÃO DO RS